XXIV Plenária Nacional da Fenajufe começa com atração cultural e análise de conjuntura

Bloco FullChico foi destaque colocando todos os presentes pra dançar


Com um pouco de atraso devido ao mal tempo em Natal o que dificultou a chegada de algumas delegações, a XXIV Plenária Nacional da Fenajufe foi aberta com a apresentação da cidade de Natal, seguida da música do bloco performático FullChico que apresenta os clássicos de Chico Burque em ritmos regionais e colocou todo o plenário pra dançar fazendo um verdadeiro carnaval fora de época.


Logo em seguida foi registrada a presença de Mariana Líria, representante da Fenassojaf e de Dalmásio de Oliveira da Anatecjus. E composta a primeira mesa com a comissão organizadora constituída pela coordenadora-geral Sandra Cristina Dias, pelas coordenadoras de imprensa e comunicação Luciana Martins Carneiro e Fernanda Guimarães Lauria e ainda pelo coordenador de finanças Paulo José da Silva e o coordenador executivo Luiz Claudio dos Santos Correa, todos da Fenajufe, também compuseram a mesa os coordenadores-gerais do SINTRAJURN Leandro Augusto Gonçalves e Marlos Batista de Medeiros.


Leandro saudou os presentes e enfatizou a necessidade do enfrentamento das opressões e da democratização do poder judiciário. “A Inteligência Artificial já faz parte do nosso dia a dia, temos que tomar parte disso e nos tornar agentes transformadores, garantindo que o novo plano de carreiras atinja todos os técnicos e analistas e de todas as especialidades”, afirmou.


Marlos destacou o papel dos coordenadores da Fenajufe na defesa do novo plano de cargos e todos os esforços que eles vêm fazendo em levar a todos os interessados os direitos da categoria. “Hoje acompanhamos a visita da coordenadora Lucena (Martins) ao presidente do TRT21 e do COLEPRECOR, Eridsson Medeiros, e abrimos mais uma porta”, afirmou.


Em seguida veio o momento mais emocionante do evento onde foi homenageado o ex-coordenador da Fenajufe Paulo Roberto Ribeiro Rios, falecido em março deste ano. O texto que narrou toda sua trajetória foi lido pela atual coordenadora-geral do Sintrajufe-MA, pela ex-coordenadora da Fenajufe e do Sintrajufe-PI Maria Madalena Nunes e pela também ex-coordenadora da Fenajufe e do Sintrajuf-PE, Jacqueline Silva de Albuquerque. Momento em que foi lembrada toda sua luta contra o nepotismo no judiciário brasileiro.


Assim que foi formada a segunda mesa houve mais um momento emocionante: um minuto de silêncio em respeito às vítimas da tragédia ocorrida no Rio Grande do Sul.
Aberta a mesa as falas foram iniciadas pelos coordenadores-gerais Lucena Pacheco Martins, Sandra Cristina Dias e Fabiano dos Santos, que falaram a respeito das lutas do PJU e do MPU, do projeto de carreira, e da luta contra os privilégios da magistratura.


Também falaram os convidados internacionais Pablo Ernesto Elizalde Trindad – AFJU (Asociación de Funcionarios Judiciales del Uruguay) e Jorge Eduardo Sotelo – FJA (Federacion Judicial Argentina) que analisaram o avanço da extrema direita na América do Sul e do individualismo no movimento de trabalhadores, e ainda fizeram uma ligação entre a tragédia no Rio Grande do Sul e a opressão cada vez maior do capitalismo.


Por fim, o representante da governadora do RN Fátima Bezerra, o procurador geral do estado José Duarte Santana, que fez uma pequena saudação e lembrou da origem popular da governadora que iniciou carreira no sindicalismo.


A Plenária conta com a participação de 24 sindicatos de base e de delegados da comissão Pró-Fenajufe. São eles Sitraam/AM-RR, Sindjus/AL, Sindjufe/BA, Sintrajufe/CE, Sindissétima/CE, Sinje/CE, Sinpojufes/ES, Sinjufego/GO, Sintrajufe/MA, Sitraemg/MG, Sindjufe/MS, Sindijufe/MT, Sindjuf-PA/AP, Sinjustra/RN-AC, Sintrajuf/PE, Sintrajufe/PI, Sinjuspar/RR, Sinjutra/PR, Sisejufe/RJ, Sintrajurn/RN, Sintrajufe-RS, Sintrajusc-SC, Sintrajud/SP e Sindiquinze/SP.

Compartilhe nas mídias