SINTRAJURN participa de reunião com a deputada Érika Kokay e defende mais nomeações no PJU

Em defesa dos servidores do Judiciário Federal, o SINTRAJURN, representado pelo coordenador-geral Leandro Gonçalves, participou, nesta quinta-feira (06), de uma reunião com a deputada Érika Kokay (PT/DF).

Além do sindicato do Rio Grande do Norte, participaram a coordenadora da Fenajufe Sandra Cristina Dias, o presidente da Assejus/DF, Fernando Freitas, e a advogada da assessoria jurídica nacional da Federação, Dra. Larissa Awwad, além de dois concursados da Justiça Eleitoral.

No encontro realizado no gabinete da parlamentar, na Câmara dos Deputados, foram debatidas as nomeações, especialmente nas Justiças Federal e Eleitoral, a tramitação de projetos que visam a criação de cargos nesses ramos da justiça e também o apoio para a criação da Frente Parlamentar Mista pela Defesa e Valorização dos Servidores do Poder Judiciário Brasileiro.

Durante a reunião, o dirigente do SINTRAJURN enfatizou a necessidade da aprovação orçamentária para a nomeação dos cargos vagos. “Existem, em todo o Brasil, cargos que estão vagos, mas que não estão sendo providos. É preciso trabalhar para que o TSE libere orçamento para que os TREs possam nomear os cargos vagos que já existem, recompondo os quadros, além da criação de novos cargos que se fazem necessários”.

Leandro Gonçalves ainda destacou a defasagem no quadro de servidores dos Tribunais Regionais Eleitorais “e a alteração na legislação que determina a devolução dos Executantes a cada dois anos dificultou mais ainda o trabalho dos servidores das Zonas Eleitorais, que já são apenas dois do quadro por zona, para trabalhar durante as eleições. Por isso a importância de mais nomeações, tanto através da aprovação do PL para a criação de mais cargos, como pelos cargos que se encontram vagos”.

Frente Parlamentar Mista pela Defesa e Valorização dos Servidores do Poder Judiciário Brasileiro

No encontro desta quinta-feira, SINTRAJURN, Fenajufe e Assejus trataram da proposta encaminhada pela Federação para a criação de uma Frente Parlamentar Mista pela Defesa e Valorização dos Servidores do Poder Judiciário Brasileiro e solicitaram apoio da deputada para a questão.

A Frente Parlamentar será um espaço estratégico de articulação política para debater e propor medidas legislativas na valorização do serviço público, sobretudo na prestação jurisdicional, no combate à sobrecarga de trabalho dos servidores, defesa e recuperação de direitos previdenciários, além de promover melhores condições estruturais para o funcionamento da Justiça.

Érika Kokay, que possui histórico de atuação e defesa dos servidores públicos, ouviu atentamente as ponderações e defesas apresentadas e se mostrou contagiada em debater as pautas na Câmara dos Deputados.

O SINTRAJURN segue com o trabalho e atuação em defesa dos servidores do Judiciário Federal.

Confira AQUI o vídeo gravado com a deputada durante o encontro

Do SINTRAJURN, Caroline P. Colombo

Compartilhe nas mídias