O cartão de crédito é o principal instrumento de pagamento e acesso ao consumo do brasileiro, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs). No entanto, os gastos acima da capacidade do orçamento familiar e parcelamentos muito longos colocam em risco as finanças pessoais.
Pensando nisso o SINTRAJURN pesquisou as principais causas do endividadento e dicas para não cair em armadilhas.
De acordo com dados do último Mapa da Inadimplência, do Serasa, quase 30% das dívidas dos brasileiros estão relacionadas ao uso incorreto do cartão. Cerca de 40% da população que possui um cartão de crédito utiliza-o para pagar contas do dia a dia, como compras em supermercado e farmácia, além das despesas básicas de água, luz e gás, conforme dados do Serasa. Para o gerente do Serasa Crédito, Lucas Barleta, o problema reside no fato de que o limite disponível no cartão muitas vezes é encarado como um valor adicional ao orçamento mensal dos brasileiros.
O descontrole com o uso do cartão de crédito pode resultar em uma dívida bem acima da capacidade de pagamento do consumidor, a ponto de comprometer a sua qualidade de vida. Quem não quita a fatura no prazo corre o risco de ter o nome negativado, o que dificulta o acesso a outras modalidades de crédito.
Outro desafio comum enfrentado pelos consumidores ao lidar com o cartão de crédito é a tentação de gastar mais para aproveitar os benefícios oferecidos pelos programas de recompensas.
Como usar o cartão de forma inteligente
Para evitar problemas financeiros, é fundamental adotar práticas inteligentes ao lidar com o cartão de crédito. Especialistas e entidades reguladoras dão dicas para utilizar o cartão de forma consciente:

  1. Aproveitando os recursos adequadamente;
  2. Planejando o orçamento mensal;
  3. Evitando o Crédito Rotativo.
    Fontes: O Dia Online Mapa da Inadimplência da Serasa Associação Brasileira de Profissionais de Educação Financeira (Abefin) Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).